Paulo Henrique Brazão 
FSB COMUNICAÇÕES

Website: http://www.fsb.com.br



‘Music City’ chega ao Facebook investindo na exploração de mídia em jogos sociais

Desenvolvido pela brasileira Gazeus, aplicativo gratuito permite novas oportunidades para publicidade online

Desenvolvido pela empresa nacional de jogos sociais Gazeus para ser jogado no Facebook, o Music City é um jogo social, com temática de música, inédito em todo o mundo. O aplicativo é gratuito e sua trilha sonora é fornecida pelo iMusica que, num primeiro momento, disponibiliza os principais artistas e selos independentes do Brasil e do mundo, através do site de downloads Coolnex.

Por se tratar de uma iniciativa inédita e diferenciada, a Gazeus está investindo na exploração do jogo social como uma nova oportunidade de mídia. Os anunciantes poderão trabalhar com diversas formas de publicidade, como patrocínio, merchandising, assinaturas, entre outros. “Os usuários do Music City criam avatares no jogo. Os avatares vestem roupas, usam instrumentos, e se apresentam em palcos virtuais. Todos esses elementos sugerem uma ‘mímica’ do mundo real, o que facilita a exposição de marcas e colocação de produtos para os consumidores-jogadores”, explica Alexandre Ribenboim, diretor de operações da Gazeus Games.

Uma das parcerias já firmadas é com o site Camiseteria.com, de camisetas customizadas. A empresa terá uma loja dentro do Music City, onde poderão ser adquiras peças exclusivas para os avatares, que na verdade são reproduções perfeitas dos produtos à venda no site (exemplo em anexo).

Gravadoras e artistas também terão a possibilidade de utilizarem o jogo como plataforma de divulgação de turnês de shows e lançamentos de álbuns. “O Music City funciona como um excelente veículo para a promoção de artistas e músicas”, ressalta o Designer de Jogos da Gazeus, Antonio Santos. 

O Music City se dá em torno do desenvolvimento da carreira musical de um intérprete virtual (um avatar do usuário). O jogador pode customizar tudo na carreira musical do seu avatar: desde as roupas, o "set" de músicas que vai interpretar, até as coreografias, os instrumentos e os equipamentos de palco. Ao longo do jogo, o usuário interage com seus amigos no Facebook comparando, ajudando ou mesmo competindo para ver quem monta a performance mais elaborada ou engraçada. Há diversas possibilidades para o jogador usar a sua criatividade enquanto avança do estágio de músico desconhecido até o de superastro pop que terá seu clímax nos palcos dos grandes festivais.

“Antes de começarmos a desenvolver o Music City, fizemos uma ampla pesquisa no mercado de games e nos certificamos se tratar de uma ideia inédita. Música é uma paixão universal”, destaca Antonio Santos. "O Music City é uma forma de os apreciadores de todos os estilos musicais se relacionarem ludicamente com a música. Para reforçar este aspecto foi criado um sistema de recompensa: a cada dez reais gastos na compra de bens virtuais (roupas, instrumentos, equipamentos de palco, danças etc.) o usuário ganhará um vale que dará direito a baixar uma música do site Coolnex", ressalta Antonio.

O desenvolvimento do jogo consumiu 12 meses de trabalho. “O Music City é um game inovador que coloca o Brasil em destaque no mercado internacional de jogos sociais”, destaca Alexandre Ribenboim.

Mesmo um detalhe que pode parecer simples, como a movimentação dos avatares, envolveu o desenvolvimento de tecnologia própria com a criação de uma versão local e acessível da captura de movimento, como as utilizadas nos filmes de animação produzidos em Hollywood. Com esta ferramenta, novos movimentos podem ser inseridos no game rapidamente e de uma maneira economicamente viável.

O aumento no catálogo de fonogramas está previsto para acontecer nos próximos meses.

Para acessar o Music City basta estar logado no Facebook e buscar por Music City ou digitar o link >>  apps.facebook.com/MusicCityGame

Sobre a Gazeus

A Gazeus é uma empresa de jogos virtuais sediada no Rio de Janeiro, que faz parte da holding Mosaico junto com os sites Mundi, Zoom e ClickOn. A companhia é especializada em jogos casuais e sociais e detém duas marcas conhecidas de jogos online: Jogatina e The Social Poker. Seus jogos somam mais de 2 milhões de usuários mensais e uma base de mais de 10 milhões de jogadores.

O presidente e sócio-fundador da Gazeus, Guilherme Pereira e Oliveira, atua, com sucesso, no mercado de internet desde 1995, quando fundou o primeiro provedor de internet do Rio de Janeiro, o Domain. Em janeiro de 2000, lançou o ParPerfeito.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tang: uma nova experiência de marca

Leader em concorrência

Bayer cresce com investimento no Trade