Grupo Boticário oficializa marca Eudora


Marketing e Negócio

Nova linha será comercializada por três canais, com destaque para venda direta.

Produtos da 'S', uma das linhas da nova marca EudoraProdutos da 'S', uma das linhas da nova marca Eudora


Na manhã desta terça-feira 15, num evento longo e com direito a atuação do ator Caco Ciocler, o Grupo O Boticário oficializou a criação da marca Eudora, com a qual trabalhará principalmente a venda direta.

Seguindo um modelo “multicanais”, a marca, desenvolvida com apoio da Future Brand, também será encontrada a partir de março pelos consumidores nas chamadas “flagship stores”. Até o fim de 2011, segundo Ivon Carlos das Neves, diretor de canais de venda e trade marketing serão 15 lojas na região Sudeste. A primeira será inaugurada no Morumbi Shopping, em São Paulo.
Por fim, outra via de comercialização será a internet, por meio do social commerce. “Procuraremos mulheres que serão verdadeiras embaixadoras da marca e um modelo que seja ágil como o varejo”, diz Neves. Para isso, a Eudora terá centros de serviço nas principais cidades, nos quais as representantes poderão adquirir imediatamente os produtos para revenda.

A diretora de marketing da Eudora, Helena Garcia de Gracia, afirma que inicialmente, a marca não será trabalhada na mídia de massa, mas em ações de PR e branding, estas realizadas pela Santa Clara. A intenção é firmar a marca, para depois tratar das suas linhas de produtos.

A Eudora surge com quatro marcas que representam “momentos” diferentes da mulher: Aflorá, para momentos casuais; Soul, para os momentos descolados; Eudora, que será a linha mais glamourosa, para o momento poderosa da mulher; e S, linha que pretende ser um diferencial, trazendo glamour aos momentos de intimidade e erotismo entre os casais.  As marcas para os momentos “descolada e S”, foram desenvolvidas pela B+G Designers. E as outras duas pela Future Brand.

O presidente do Grupo O Boticário, Arthur Grinbaum, assegura que não haverá confusão entre as marcas. “Cada uma tem uma proposta de valor bem definida”, diz. Questionado sobre se a marca O Boticário também irá para a venda direta, ele relembra que existe um estudo em curso desde setembro de 2010. A marca tem sido vendida porta-a-porta em dois municípios, um do Sudeste e outro do Nordeste. E sobre os resultados, responde com um vago “interessantes”. Grinbaum afirma, no entanto, que mesmo que este modelo seja adotado para O Boticário, ele acontecerá via franqueados da marca, que hoje são cerca de 3.000 lojistas.

Já Claudio Fazzinga Oporto, diretor executivo da Eudora, ressalta que a nova marca foi elaborada com base em um estudo realizado junto a 4.000 mulheres e envolvendo 130 profissionais. Sobre boatos de que teriam utilizado a estratégia de captar mão-de-obra da concorrência, ele se defende dizendo que “somente 20% dos profissionais envolvidos no lançamento da marca vieram da Natura e da Avon”. A captação de inteligência foi mais ampla: para a Eudora vieram também profissionais da L’Oréal, Google, Yahoo, Flores Online e até de bancos de investimentos, entre outras áreas.

A expectativa de vendas no primeiro ano, assim como os investimentos realizados não foram divulgados. “Queremos ser a terceira empresa de cosméticos em vendas diretas muito em breve”, foi o máximo revelado por Oporto.


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