R7 completa um ano no ar

Fonte: Meio & Mensagem

Depois de um ano de vida, é hora de pensar na "horizontalização". É com essa filosofia que a diretoria do R7 celebra o primeiro aniversário do portal, que entrou no ar no dia 27 de setembro do ano passado para ser a plataforma do Grupo Record na internet. Tendo praticamente dobrado a equipe de jornalistas e de técnicos que colocam o conteúdo no ar, o portal comemora os resultados dos primeiros 365 dias de operação para uma plataforma que chegou à internet com muitos anos de atraso em relação aos concorrentes.

"Quando chegamos ao mercado, a nossa missão era ser um portal noticioso, essencialmente focado no hard news e na prestação de serviços. Com o passar do tempo, fomos inserindo novas ferramentas multimídia para ampliar os serviços do portal. Hoje, o R7 já está em condições de competir com os grandes portais horizontais de internet", comenta Antonio Guerreiro, diretor de conteúdo do portal.

O que ele chama de "processo de horizontalização" teve início há alguns meses. Para atrair a audiência e ampliar o conteúdo de informações, o R7 fez parcerias com canais de imóveis, de relacionamento e lançou um serviço de e-mail gratuito – que, com pouco mais de dois meses, já conta com quase um milhão de usuários. Apesar de não divulgar os dados oficiais do ibope referente às mensurações de audiência da internet, a diretoria do portal é enfática ao afirmar que todas as metas propostas para o primeiro ano do R7 foram alcançadas.

Segundo a consultoria Predicta, que realiza as mensurações de audiência a pedido da própria Record, o R7 teve, no mês de agosto, um total de 16,5 milhões de visitantes únicos - que foram responsáveis por garantir mais de 200 milhões de page views no mês. Segundo o diretor de conteúdo, a cada dia, o portal coloca no ar uma média de mil noticias, além de 400 vídeos (sendo parte deles oriundos da programação da Record e Record News e outra produzida pela própria equipe multimídia do portal).

"Para termos condições de competir na internet, só poderíamos ter uma estrutura deste porte. Hoje temos 230 jornalistas e mais de 150 pessoas na área técnica (sob o comando do diretor de tecnologia, Edson Brandi) para levar ao ar todo o tipo de informação que o internauta busca. E um fato muito importante que conseguimos neste um ano é transmitir ao mercado a noção de que, apesar da Record ser o principal parceiro do portal, o R7 tem uma existência totalmente independente da televisão", aponta Fábio Tucilho, diretor geral do portal.

Projetos multiplataformaSe – de acordo com a diretoria – a audiência vai bem, o mesmo vale para os resultados comerciais. Em um ano, passaram pelas telas do R7 uma média de 100 marcas, sendo que a Fiat foi a primeira delas, tendo adquirido a cota inaugural do portal. A ideia, agora, é utilizar as plataformas integradas de mídia – entre o portal, a Record e a Record News – para oferecer novos pacotes aos anunciantes.

"Não conseguimos pensar em uma estrutura comercial diferente do que esta, de colocar algo na internet que combine e complemente, por exemplo, o programa de TV e que se integre com as principais redes sociais", comenta Dado Lancellotti, diretor comercial do R7. Como exemplo, ele cita o case do programa humorístico Legendários (que conta com intervenções sugeridas pelos internautas) e os debates e sabatinas eleitorais (que contam com transmissão simultânea no R7, Record e Record News).

Outro exemplo desse trabalho multiplataforma acontecerá na cobertura da terceira edição do reality show A Fazenda, que entra no ar nesta semana. Pelo R7 será possível acompanhar, ao vivo e em tempo real, algumas câmeras do confinamento, de maneira gratuita.

Segundo Lancellotti, embora ele tenha uma origem que esbarre no público da TV Record, a audiência do R7 é bastante variada – o que permite o experimento de diversos formatos de conteúdo. Ele informa que 86% dos usuários do portal têm idade superior a 19 anos e 41% deles tem nível superior completo. Cerca de 20% do tráfego do portal provêm dos perfis do R7 nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

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