O Boticário promove magia natalina


Agência e Criação

Campanha da AlmapBBDO para O Boticário tira o Papai Noel do clichê da barba branca e roupa vermelha.


 
 
 
 
Uma releitura do maior dos símbolos natalinos mesclada com o elemento ícone da companhia em uma atmosfera de pura magia e encantamento. Esses são os ingredientes da campanha natalina de 2010 da rede de perfumaria e cosméticos O Boticário, que estreou na mídia neste domingo, 28, no intervalo do Fantástico, da Rede Globo.

Como é de tradição, o anunciante decidiu aproveitar a comoção gerada pela data para, além de oferecer seus produtos como opções de presentes, convidar as pessoas a se doar mais umas às outras e propagar a ternura pelo planeta. Para isso, a AlmapBBDO, agência que atende a conta, decidiu combinar o mais conhecido ícone natalino, o Papai Noel, mas com uma releitura que tira o personagem do clichê da barba branca e roupa vermelha. Toda a campanha depreendeu investimento de R$ 30 milhões — o maior feito pela marca neste ano.

No comercial da marca, o Bom Velhinho surge como se fosse um senhor comum, caminhando pelas ruas e fazendo compras em uma das lojas de O Boticário. Depois de passar pelo estabelecimento, ele sai com um carrinho lotado de vidros da colônia Acqua Fresca (uma das fragrâncias mais antigas da marca e que, mesmo após 30 anos de existência, ainda é um dos itens mais procurados pelos consumidores).

"A ideia de inserir o Acqua Fresca nessa campanha tem o objetivo de ressaltar algo bem forte do DNA de O Boticário, que é a nossa ligação com os perfumes e com as essências. E nada melhor do que mostrar isso com um produto que é um sucesso de vendas há tantos anos", comenta Evandro Madeira, gerente de serviços de marketing.

O elemento perfume, alias, é o principal alicerce do filme natalino. Após comprar os produtos, o velhinho abastece um avião com o líquido e sobrevoa toda a região, borrifando a essência nas nuvens. Mais tarde, uma tempestade se arma no céu. Em vez de água, porém, o que cai sobre todos é uma mágica chuva de perfume, que embeleza a atmosfera e acaba aproximando as pessoas, provocando beijos e abraços entre todos. O comercial produzido pela Killers Filmes, com direção de Claudio Borrelli, termina com o slogan "Bem-vindo ao Natal mais bonito que você já viu".

"Na verdade, essa chuva do filme simboliza o desejo da marca de servir como um gatilho de aproximação entre as pessoas neste final de ano. Pensamos em uma maneira de levar essa mensagem não de um jeito convencional, mas de modo que as pessoas conseguissem entender o espírito da beleza e da ternura espalhadas pela chuva", complementa o diretor de marketing, ressaltando que o Natal é a data comercial mais importante do ano para a companhia.

Além do comercial, que será exibido tanto na TV aberta como em canais por assinatura, a agência também preparou uma versão de 90 segundos do filme, que será veiculado nas salas de cinema das principais capitais do País durante as próximas semanas. Anúncios de mídia impressa em revistas, peças de mídia exterior, outdoors e uma completa ambientação nos 2.840 pontos de venda da marca completam a estratégia de comunicação.

No ambiente online, a TV1.Com preparou um game inspirado no conceito da campanha. Dentro do site de O Boticário, os internautas poderão brincar com um simulador de voo, similar à aeronave pilotada pelo Papai Noel no comercial.

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