Samsung lança o primeiro tablet no Brasil


MKT Digital

Fabricante sul-coreana se antecipa no Brasil e coloca o dispositivo em todas as operadoras a partir desta sexta-feira, 19.





A Samsung aproveitou a (não admitida) falta de interesse da Apple (iPad) no Brasil e lança o primeiro tablet para o mercado brasileiro: o Galaxy TAB. O dispositivo chega na noite desta quinta-feira, 18, nas operadoras Vivo, TIM e Claro e também na Oi, que entra como varejo, e, ainda, no próprio varejo.

O tablet já está na linha de produção da fábrica de Campinas (SP) da Samsung e, segundo o gerente de produtos da empresa, toda a demanda das operadoras e do varejo será atendida. Os grandes diferenciais do Galaxy TAB em relação ao iPad, que deu início à corrida mundial pelo mercado de tablets, é que o aparelho permite chamadas de voz, capta os sinais da TV digital brasileira (único modelo no mundo que faz isso) e também o sinal analógico (o sistema é misto, capaz de transitar entre o analógico e o digital, conforme a disponibilidade da cobertura de um ou outro), e roda Flash, que é uma tecnologia desprezada pela Apple. Por fim, o aparelho é equipado com o Android Froyo 2.2, da Google, e dispõe de mais de 100 mil aplicativos no Market Place, que é a loja de aplicativos do sistema operacional.

A estratégia de lançamentos das operadoras é, praticamente, a mesma da chegada do iPhone 4 ao Brasil: todas lançam o dispositivo nesta quinta-feira, à noite, em lojas especialmente abertas para divulgar o tablet.
Na Vivo, o aparelho custará R$ 2.299 para usuários pré-pagos, sem planos de dados. O preço mais barato, de R$ 599, é para planos completos de voz e 8 GB de dados. Na Claro, o tablet custa a partir de R$ 1.099, com preço máximo de R$ 2.699. Na TIM, o Galaxy TAB sairá por R$ 2.280. Nas três operadoras, é possível comprar o aparelho em condições facilitadas de pagamento, como, por exemplo, em até 12 parcelas.

A Vivo lança antes o tablet em São Paulo e no Rio de Janeiro e, na semana que vem, começa a oferecer o aparelho para os demais estados. O vice-presidente de operações da Vivo, Paulo César Teixeira, disse que, quanto ao iPad, ainda não há previsão de lançamento para o Brasil. Anteriormente, as operadoras tinham a expectativa de que o tablet da Apple chegasse ao mercado brasileiro em meados deste mês. Por enquanto, no entanto, a Apple, oficialmente, ainda não lançou o aparelho no País.

Produção
A produção do Galaxy TAB no Brasil começou no início deste mês e, segundo o gerente de produtos da Samsung, Diego Andrade, o fornecimento do tablet ao mercado seguirá a mesma estratégia dos smartphones: a produção acompanhará a demanda. O executivo garante que não haverá problemas de fornecimento do Galaxy TAB até o Natal. Andrade apresentou pesquisa segundo a qual a demanda por aplicativos no tablet é a seguinte: 83% das pessoas usam internet, 72% querem um tablet para fazer download de livros (e-books), 70% querem usar voz e 58% usam para ler jornais e revistas.

Ainda como diferencial para o mercado brasileiro, o tablet da Samsung chega ao mercado com conteúdo pré-embarcado: há livros da Publifolha, editora do jornal Folha de S.Paulo, a série Aplauso, da Livraria Cultura, e também acesso ao acervo da Livrai Cultura. Ainda não foi definido o formato dos e-books, mas Andrade, da Samsung, disse que a empresa e a livraria estão em fase de finalização sobre como será a questão de compartilhamento de livros (direitos autorais) e também sobre o formato. Uma outra novidade do tablet é um dispositivo que permite que se compartilhe a conexão 3G com até outros cinco dispositivos, ou seja, é possível, por meio do aparelho, estabelecer uma pequena rede com outros aparelhos como celulares e notebooks.

Segundo o vice-presidente da Vivo, estudo do Gartner prevê que deverão ser vendidos em todo o mundo 19,5 milhões de tablets até o final deste ano. No ano que vem, deverão ser 54,8 milhões de unidades e, até 2012, esse volume deve chegar a 100 milhões de dispositivos. Para o Brasil, tanto a Vivo quanto a Samsung se negaram a fornecer estimativas de vendas do tablet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tang: uma nova experiência de marca

Leader em concorrência

Bayer cresce com investimento no Trade