Como um pedido de casamento virou hit no Twitter

Fonte: Adnews

Marketing Viral


 
 

Uma conversa informal com os amigos, uma ideia inédita, um tuíte e mais de 500 retuítes. A tática criada pelo programador da Boo-box (Sistema de Publicidade para Mídias Sociais), Alexandre Ferreira (31), levou um pedido de casamento ao topo do trending topics em São Paulo na tarde da última terça-feira (5).
“Não existe uma fórmula. A proposta é criar algo inédito”, afirma Ferreira. O programador, que pretende conseguir patrocínios para a festa, explica que se não fosse a estratégia a hashtag não teria sido o assunto mais comentado no microblog. “É necessário falar com as pessoas certas e influentes”, revela. Em apenas 40 minutos, o assunto alcançou o segundo lugar no trending topics do Brasil e foi comentado durante a noite. O casal ganhou mais de 100 seguidores cada.
A ação segue o exemplo do conceito de marketing viral, que faz sucesso também nas campanhas publicitárias. O método que atenta a imaginação dos profissionais, no entanto, pode trazer benefícios e malefícios às marcas.
Segundo Eco Moliterno, diretor de criação Online da Africa, as campanhas precisam se adequar ao produto acima de tudo. “Precisa olhar o serviço e verificar se cabe um viral ou não”, explica. No caso de Ferreira, o plano foi bem aceito. A estratégia – que não requer segredos - contou com a ajuda de 60 amigos que viralizaram o pedido de casamento e deu espaço para novas ideias.
No entanto, o criador da Africa ressalta que nem sempre as ações são bem sucedidas como esta. “Tem cliente que pede para viralizar a marca, quando na verdade o que viraliza é a mensagem”. O profissional atenta para o fato de o método ser perecível, já que a internet pede algo novo constantemente, e afirma que em alguns casos a viralização pode banalizar a marca. “Depende muito do público que o cliente quer atingir. Viralizada, a mensagem passa a ser de domínio público e a gente não pode controlar o conteúdo. Precisa analisar qual campanha serve para determinado produto e cliente”, explica.
O pedido de Alexandre para Bruna Bittencourt (27), gerente de marketing, casou com a proposta e desencadeou um projeto que ficaria para os próximos meses. O jovem revelou que o blog com os detalhes do casamento estará no ar na tarde desta quarta-feira (6). A união acontece em abril do próximo ano e será transmitida ao vivo através do site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tang: uma nova experiência de marca

Leader em concorrência

Bayer cresce com investimento no Trade