Mobile Marketing: o que você precisa saber


Mobile Marketing

Cinco dicas que as empresas não podem deixar de fora do seu plano de negócio


1 - Por que Mobile Marketing?
Se compararmos com as ações realizadas em mídia tradicional, as iniciativas de mobile marketing possuem grandes vantagens. Os diferenciais começam na própria ferramenta utilizada: o celular está sempre ao alcance das mãos dos consumidores. O mais importante, é notar que hoje, nenhuma outra mídia consegue ser tão pessoal quanto o celular. Ou seja, além de possuir um alcance sobre quase 100% da população brasileira, o mobile marketing permite às marcas entregar uma publicidade interativa e, ao mesmo tempo, customizada.
2 - Relacionamento: a verdadeira "alma" do negócio
Cuidado: a comunicação sempre deve ser o ponto de maior cuidado e atenção em uma ação envolvendo mobilidade. Atualmente, de alguma forma ou outra, os celulares tornaram-se espelhos de quem os utiliza: customizações da tela, toques de chamada, download de aplicativos e o próprio modelo e marca do aparelho dizem muito sobre quem é o seu "dono" e também como é a sua "personalidade". Portanto, um simples envio de SMS, se mal executado, pode ser visto como uma invasão de privacidade. Por outro lado, quando bem elaborada e executada, uma campanha de mobile marketing pode gerar resultados significativos para os anunciantes e surpreender de maneira positiva muitos consumidores.
3 - O "consumidor 2.0"
Hoje, estamos vivenciando o chamado "marketing de participação". A figura do consumidor passivo já não existe mais. A criação da Internet, das redes sociais, a própria globalização e o aumento do nível de competição entre as empresas, deram origem a um novo tipo de consumidor: bem informado, consciente e mais exigente também. As pessoas querem cada vez mais, ter acesso à informações sobre as marcas que fazem parte do seu dia a dia. Por outro lado, as marcas também precisam perceber que a colaboração dos usuários é mais relevante e precisa ser levadas a sério. Afinal, existe alguém melhor para fazer sugestões para o seu produto do que as próprias pessoas que o utilizam no dia a dia?
4 - Marketing de Permissão, é uma questão de escolha... dos consumidores!
As marcas que querem atuar com sucesso nessa arena de mobilidade devem sempre ter em mente que o opt-in (autorização prévia do usuário, para o recebimento de publicidade) é uma premissa obrigatória. Conseguir o "Sim, aceito receber promoções e ofertas da marca X" não é o desafio mais difícil. As marcas e anunciantes devem ter em mente que, além de enviar publicidade para sua base, devem oferecer algo valioso em troca. Envios de descontos e promoções exclusivas são as iniciativas mais comuns nesse sentido, mas tenho notado que, conteúdos relevantes, mensagens personalizadas e ações envolvendo geo-marketing também são muito bem recebidas. Lembre-se: o usuário também tem o direito de mudar de opinião! Isso significa que as marcas e anunciantes devem ter em mente que um usuário poderá querer sair da base opt-in.
5 - O Mobile Marketing já é uma realidade!
E você, vai ficar de fora?

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